CERTIF nº SAC-083/2014   |   Alvará Nº 69989
Telefone:  21 192 13 08  Telemóvel:  91 363 48 38  Fax:  21 191 85 96  

Os Nossos Serviços › Perguntas Frequentes
Questões Ar Condicionado

CONSEQUÊNCIAS ASSOCIADAS À FALTA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA?

A manutenção do ar condicionado é um factor importante não só na qualidade do seu sistema de climatização mas ainda mais importante, a manutenção regular impede que a qualidade do ar que você respira e que é enviado através das condutas do ar condicionado possa registar a presença de bactérias muito perigosas para a saúde, como a Legionella.

LEGIONELLA PNEUMOPHILA?

É um dos nomes mais conhecidos quando se fala em falta de manutenção em ar condicionado, esta bactéria é uma das que causa mais alarme entre a população quando se registam casos de aparecimento desta contaminação de micro organismos num ar condicionado.

A bactéria da legionella habita normalmente a água. A temperatura é um factor crucial para a proliferação da legionella. As temperaturas entre os 40ºC e os 50ºC podem levar ao aparecimento de colónias destas bactérias.

O AR CONDICIONADO PODE FAZER-NOS ADOECER?

Só um sistema de ar condicionado com uma má manutenção prejudica a saúde. Um sistema de ar condicionado com uma boa manutenção contribui para um ambiente mais saudável.

Humidade:
Uma vez que controla os níveis de humidade, o crescimento dos ácaros e dos fungos reduz bastante. Os sistemas de ar condicionado mantêm níveis de humidade entre os 40% e os 60%, o que é benéfico para pessoas com alergias.

Ventilação:
Os sistemas de ar condicionado têm ventilação integrada. A ventilação mecânica está a tornar-se cada vez mais importante, devido ao modo como as casas são construídas hoje em dia. A possibilidade de renovar o ar previne o síndrome do edifício doente.

Filtragem:
Todas as unidades possuem um filtro. O filtro varia dependendo do tipo de sistema e das necessidades do cliente. A eficácia dum filtro passa pela recolha de poeiras, partículas e pólenes, indo ao ponto de eliminar bactérias, vírus e odores e até mesmo micróbios e fumo. É essencial que os filtros sejam substituídos com regularidade. Quando se leva muito tempo para substituir o filtro corre-se o risco do filtro saturado começar a espalhar bactérias em vez de as eliminar.

Correntes de ar:
Quando um equipamento foi correctamente escolhido não haverá correntes de ar. Isso deverá ser feito com a ajuda dum especialista e de quem instalar o sistema. Um sistema com pouca capacidade não conseguirá atingir a temperatura desejada. Um sistema com demasiada capacidade provocará correntes de ar e a flutuação da temperatura.

A UNIDADE DE AR CONDICIONADO NÃO COMEÇA A DEITAR AR IMEDIATAMENTE NO MODO DE AQUECIMENTO?

A unidade de ar condicionado procede a uma operação de "aquecimento" ao ser ligada, de modo a não expelir ar frio durante o modo de aquecimento. A ventoinha começa a funcionar 1 a 4 minutos após a unidade ser ligada (A operação de "aquecimento" torna-se mais demorada quando a temperatura do ar exterior é mais baixa).

A UNIDADE DE AR CONDICIONADO PRODUZ UM SOM SEMELHANTE AO SOM DE ÁGUA A CORRER?

O som de água a correr é produzido pelo refrigerante que flúi dentro das unidades de ar condicionado. Este som ouve-se mais frequentemente quando é activado o modo de descongelamento, no modo de aquecimento.

A UNIDADE DE AR CONDICIONADO PRODUZ UM SOM SEMELHANTE AO SOM DE LIBERTAÇÃO DE AR?

O som de libertação de ar é provocado pela mudança de direcção do fluxo do refrigerante. Este som é produzido quando a unidade de ar condicionado deixa de funcionar ou quando é activado o modo de descongelamento, no modo de aquecimento.

A UNIDADE DE AR CONDICIONADO PRODUZ SONS SEMELHANTES A ESTALIDOS?

As peças plásticas, tais como o painel frontal, produzem por vezes estalidos quando se expandem ligeiramente devido à mudança de temperatura.

A UNIDADE EXTERIOR DESPEJA ÁGUA OU VAPOR?

A função de descongelamento activada no modo de aquecimento remove o gelo, que se transforma em água ou vapor. Uma pequena quantidade de água pode ainda ser expelida no modo de aquecimento.

A BOMBA DE ESGOTO CONTINUA A FUNCIONAR APÓS O MODO DE ARREFECIMENTO TER SIDO DESLIGADO?

Quando a unidade de ar condicionado é desligada, a bomba de esgoto continua a funcionar por alguns minutos de modo a eliminar a condensação que se forma na bomba de esgoto.

O SISTEMA DE AR CONDICIONADO NÃO AQUECE NEM ARREFECE A DIVISÃO DA CASA ONDE ESTÁ INSTALADO?

Verifique o seguinte:

- Certifique-se de que os filtros de ar não estão sujos;
- Certifique-se de que as entradas e saídas de ar das unidades interiores e exteriores não estão obstruídas por algum objecto;
- Certifique-se de que as regulaçães de temperatura no controlo remoto são as adequadas;
- Certifique-se de que todas as portas e janelas estão fechadas;
- Certifique-se de que as regulações do fluxo e direcção do ar são os adequados;
- Certifique-se de que as ventoinhas da divisão não estão a funcionar.

O SISTEMA DE AR CONDICIONADO PÁRA DE FUNCIONAR (A LÂMPADA DE FUNCIONAMENTO PISCA)?

Certifique-se de que os filtros de ar estão limpos. Verifique ainda se as entradas e saídas de ar das unidades interiores e exteriores não estão obstruídas.

A UNIDADE INTERIOR PROVOCA UMA NEBLINA?

Um escape de ar durante uma operação de arrefecimento reduz a temperatura do ar duma divisão e por vezes gera uma ligeira neblina.

O SISTEMA DE AR CONDICIONADO NÃO FUNCIONA BEM?

Os relâmpagos e as ondas de rádio fazem com que, por vezes, os sistemas de ar condicionado não funcionem bem. Desligue o fio da tomada de corrente ou desligue o disjuntor. Depois volte a ligar a alimentação eléctrica e ligue então a unidade de ar condicionado.





2013 Copyright © Todos os Direitos Reservados
CLIMALOURES - Comércio Instalação e Reparação de Ar Condicionado
Rua da República, 63 - 1º, 2670-473 Loures